Quantas multinacionais existem no Brasil 

Quantas multinacionais existem no Brasil 

O governo brasileiro, tanto direta quanto indiretamente, possui mais de 5% das ações com direito a voto em nove das 20 maiores empresas multinacionais do Brasil. 

A empresa brasileira é controlada pelo governo, que é o maior acionista da Petrobras (63,8%), Tupy (61%), e Embraer (5,4%). No caso da Embraer, o governo brasileiro exerceu influência e controle através de sua golden share, sendo o único acionista que detém a golden share na Embraer. 

A ação de ouro tem os mesmos direitos de voto que os detentores de ações ordinárias. Entretanto, a golden share dá ao governo brasileiro o direito de veto sobre certas ações corporativas, incluindo, mudança de propósito corporativo, criação e/ou alteração de programas militares (envolvendo ou não o Brasil), desenvolvimento de habilidades tecnológicas de terceiros para programas militares, interrupção do fornecimento de peças de reposição e suprimentos para aeronaves militares e transferência de controle.

Algumas das maiores empresas multinacionais do Brasil são 

Petróleo Brasileiro S.A., ou Petrobras 

É uma empresa parcialmente estatal, a multinacional brasileira Energy Corporation, com sede no Rio de Janeiro, Brasil. A Petrobras opera de forma integrada e é especializada na indústria de petróleo, gás natural e energia. 

A empresa está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de produtos petrolíferos, gás natural, eletricidade, gás químico e biocombustíveis. É uma das maiores empresas do hemisfério sul por capitalização e uma das maiores da América Latina medida pela receita.

Vale a pena

A Vale é uma das maiores empresas de metais e mineração do mundo. A Vale é o maior produtor mundial de minério de ferro e pelotas de minério de ferro, uma matéria-prima chave para a produção de aço, e o maior produtor mundial de níquel, que é utilizado para produzir aço inoxidável e ligas metálicas utilizadas na produção de aeronaves, automóveis, equipamentos de mineração e energia, telefones celulares, baterias, baterias especiais para híbridos elétricos e vários outros produtos. 

A Vale também produz minério de manganês, ferroligas, carvão metalúrgico e térmico, cobre, metais do grupo da platina, ouro, prata, cobalto, potássio, fosfatos e outros nutrientes fertilizantes, matérias-primas importantes para a indústria global e para as indústrias de produção de alimentos.

JBS

Com mais de 60 anos de experiência, a JBS é atualmente o maior produtor mundial de proteínas. A empresa processa carne bovina, ovina, suína e de frango, assim como couro. A empresa também comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel e outros itens.

O extenso portfólio do grupo inclui marcas de renome mundial como Swift, Friboi, Maturatta, Cabana Las Lilas, Pilgrim’s, Gold Kist Farms, Pierce e 1855. Esta grande diversidade de produtos e as operações da empresa em 24 países nos cinco continentes (incluindo plataformas de produção e escritórios) atendem clientes em mais de 150 países. A empresa foi listada na bolsa de valores em 2007 e suas ações são atualmente negociadas na BM & FBovespa.

Gerdau

A história da Gerdau remonta a 1901, quando começou como uma fábrica de pregos em Porto Alegre, Brasil. Hoje, a Gerdau tem centenas de locais em 14 países ao redor do mundo e seus produtos estão presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas. 

Todos os anos, milhões de toneladas de sucata são recicladas e convertidas em aço de qualidade, que é utilizado nos setores da construção civil, industrial, agrícola e automotivo. A Gerdau é o principal produtor de aços longos nas Américas, Europa e Ásia, e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo. 

Além disso, a Gerdau é o maior fornecedor da indústria automotiva mundial. No Brasil, a Gerdau também produz aço plano e minério de ferro, o que expande a diversidade de produtos e melhora a competitividade de suas operações. 

Fibria

É uma empresa brasileira com uma forte presença no mercado mundial de produtos florestais. A empresa investe no cultivo de florestas como fonte renovável e sustentável de vida, para gerar riqueza e crescimento econômico, assim como para promover o desenvolvimento social humano, garantindo a conservação do meio ambiente. 

A Fibria é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto. Em parceria com a Cenibra, opera a Portocel, em Aracruz, a única do porto brasileiro especializada no embarque de celulose. Em 2012, a empresa firmou uma aliança estratégica com a empresa canadense Ensyn para investir em combustíveis renováveis derivados de madeira e biomassa. 

Embraer 

Tornou-se um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo. Com

a sede em São José dos Campos, Brasil, e escritórios, subsidiárias e atendimento ao cliente baseados na China, França, Portugal, Cingapura e Estados Unidos. 

A Embraer é uma empresa orientada ao cliente com décadas de experiência na concepção, fabricação, venda e suporte de aeronaves para os mercados aéreos, de defesa e de aviação executiva globais. 

Fundada em 1969 como uma empresa estatal, a Embraer foi privatizada em 1994.  Ela também fornece um pacote completo de produtos, suporte aéreo e de peças de reposição, serviços e assistência técnica.

Quantas multinacionais existem no Brasil 

Suzano Papel e Celulose

É uma empresa pública centenária baseada na silvicultura que está presente em dois segmentos: celulose de mercado (papel e fibra de vidro), papel (impressão revestido e não revestido), papel para escrita e papelão. 

A empresa é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a líder no mercado de papel na América Latina. A Suzano também opera no setor de biotecnologia através da FuturaGene, a primeira empresa do mundo a obter aprovação para o uso comercial do eucalipto geneticamente modificado, que se concentra no desenvolvimento genético de plantações florestais e de biocombustíveis, com laboratórios de pesquisa em Israel e na China.

CSN – Companhia Nacional do Aço

Fundada em 1941, a CSN é uma das mais eficientes empresas integradas de produção de aço complexas do mundo. A empresa opera em cinco setores estratégicos da economia: aço, mineração, logística, cimento e energia. 

Atualmente, entre seus ativos, a empresa possui uma siderúrgica composta por cinco usinas, das quais três estão no exterior, para minério de ferro, calcário, dolomita e minas de estanho, sendo uma forte distribuidora de aços planos, terminais portuários, com interesse em ferrovias, além do interesse em duas hidrelétricas. 

A CSN foi o primeiro produtor integrado de aços planos no Brasil, marcando uma importante mudança no processo de industrialização do país. Em 2001, a CSN iniciou o processo de internacionalização com a aquisição dos ativos da Heartland Steel.

Marfrig Global Foods

É a maior empresa de alimentos à base de carne bovina, cordeiro, aves e peixe do mundo. Com unidades de produção, comércio e distribuição em 16 países, a Marfrig é também considerada uma das empresas mais internacionais e diversificadas do Brasil. 

Seus produtos chegam às mesas dos consumidores em mais de 110 países todos os dias. A empresa está dividida em três unidades de negócios – Marfrig Beef, Moy Park e Keystone Foods, que operam em diferentes partes do mundo. Operando no mercado desde 1986, a Marfrig iniciou um intenso processo de expansão no início dos anos 2000.

Braskem

Criada em 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é atualmente a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, líder mundial na produção de biopolímeros e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos. 

Sua produção é focada em resinas de polietileno, polipropileno e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como etileno, propileno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros.

Juntos, eles formam um dos portfólios mais completos da indústria porque também incluem o polietileno verde produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, 100% de fontes renováveis.

Tupy

Fundada em 1938, a Tupy tem uma capacidade de produção anual de milhares de toneladas de ferro fundido em peças. Possui quatro plantas industriais: duas no Brasil, e duas unidades no México. 

A Tupy emprega mais de 11.000 pessoas, e exporta mais de 80% de sua produção anual para mais de 40 países. Além do Brasil, para o marketing e atendimento ao cliente, a Tupy tem escritórios localizados nos Estados Unidos e na Alemanha. 

Uma grande parte da produção da Tupy consiste em componentes desenvolvidos sob demanda para o setor automotivo, incluindo caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias, veículos de passageiros, motores industriais e marítimos, entre outros. 

As peças incluem blocos, cabeças de motor e peças para os sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão. A Tupy também fabrica e comercializa ferro fundido maleável, acessórios para tubos, granalha de aço, granalha e fundição contínua.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *